Notícias De Hoje!

Loading...

Pesquise +

Carregando...
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Como Remover DRM de Livros

Muita gente pergunta como retirar o DRM  de livros originais, então fiz uma pequena vídeo aula baseado no tutorial feito pelo Roberto no site do LegiLibro. O tutorial está no formato PDF, segue o link para download. Segue o vídeo:
O links dos Scripts e dos programas que vamos utilizar, estão disponíveis no tutorial.
Depois de retirar o DRM basta mandar o livro para nosso email (moderacaoiosbooks@gmail.com).
A proteção do DRM é uma questão bastante polêmica. De fato, o conceito mais difundido é que a existência dele acaba dificultando a vida apenas dos consumidores autênticos, que pagam pelo conteúdo. Os que não querem comprar acabam sempre encontrando maneiras alternativas na internet, sem proteção nenhuma. Esta discussão já aconteceu para CDs, DVDs e músicas e é de longa data. Felizmente, remover o DRM de um conteúdo que você mesmo comprou, não é ilegal.
Como transferir um livro do iOS para o computador.
Este tutorial funciona com a maioria dos livros digitais comprados no Brasil, protegidos com o DRM da Adobe (que é incompatível com o iBooks). Você pode comprar em qualquer loja, mas usaremos aqui a Saraiva como exemplo, pois foi a que testamos.
Para comprar a biografia do Jobs, por exemplo, vá no site da Saraiva e escolha FORMATO DIGITAL.
Você vai notar o símbolo do padrão ePub, que é o formato compatível com o iBooks (mas que não roda por causa do DRM). É ele que nos interessa, pois é o mais adaptado à dispositivos móveis, podendo ser lido tanto no iPad quanto no iPhone/iPod touch.
Clique no botão “Comprar”. Você irá para uma tela de confirmação, mostrando o seu carrinho de compras e o valor. Clique em “Fechar Compra”.
Se você não possuir um cadastro no site, ele vai pedir para você criar um, com seus dados verdadeiros (CPF, formas de pagamento, etc). Faça o que tem que fazer e finalize a compra.
Agora que você comprou, você deve baixá-lo. No Gato Sabido, você pode baixar o arquivo direto no computador; na Saraiva não, pois ela obriga você ter o aplicativo dela instalado no aparelho (assim como a Amazon faz com o Kindle App). Por isso, baixe no seu iPad ou iPhone o Saraiva Digital Readergratuito na App Store.
Abra-o e introduza a conta que você abriu no site.
Depois disso, ele pedirá o seu ID Adobe. É este identificador que vai prender o livro a você, permitindo que ele seja lido apenas em poucos aparelhos. Se você não tiver um ID, crie um no próprio aplicativo, é fácil e rápido.
A partir daí, você verá os livros que você comprou, prontos para serem baixados. Toque no botão “Download” para começar a transferí-los para o seu aparelho.
Depois de baixado o livro, tente ver se você se adapta ao leitor do aplicativo, que é bem diferente do iBooks. Se você gostar e não sentir necessidade de trocar, ótimo, não precisa fazer mais nada. Boa leitura! :)
Mas se você não se adaptou e prefere ler o livro que você comprou no leitor nativo do sistema (iBooks), então siga o passo seguinte.
Você irá precisar retirar este eBook do aplicativo da Saraiva e transferí-lo para o computador. Isso é relativamente fácil, com a ajuda do iTunes. Abra-o, selecione o seu aparelho na barra lateral esquerda e procure a barra “Aplicativos”. Vá até o final da página onde diz “Compartilhamento de arquivos” e selecione o app da Saraiva.
Você então verá o livro que você quer. Selecione-o e clique em “Salvar para…”. Grave em um lugar que você saiba onde encontrar depois.

Um comentário:

Ocorreu um erro neste gadget